GRADE CURRICULAR DO CURSO:
• Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
• Ética na Saúde
• Didática e Metodologia do Ensino Superior
• Relacionamento Interpessoal e Marketing Pessoal
• Introdução a Filosofia
• Libras
• Saúde Mental: Conceitos Fundamentais
• Psicologia e Intervenções ao Doente Mental
• Drogas Psicotrópicas I
• Drogas Psicotrópicas II
OBJETIVO DO CURSO: A Pós EAD em SAÚDE MENTAL – 620 HORAS tem como objetivo capacitar profissionais graduados em áreas da saúde como Medicina na especialização da Psiquiatria, Psicologia e afins para atuarem em unidades de saúde com foco em saúde mental, organizações públicas e privadas ou como consultores em saúde mental. Um profissional de saúde mental oferece serviços com o propósito de melhorar a saúde mental de um indivíduo. Eles incluem psiquiatras, psicólogos, psicanalistas e especializados, entre outros.
PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL: Um profissional de saúde mental é uma pessoa que oferece serviços com o propósito de melhorar a saúde mental de um indivíduo. Estes profissionais incluem psiquiatras, psicólogos, e enfermeiros especializados, entre outros.
O Psiquiatra é formado em medicina (curso de duração média de 06 anos) e especializado em Psiquiatria (residência médica com duração de 03 anos). Este profissional possui as habililidade e conhecimentos técnicos para o Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Reabilitação em saúde mental.
Mais importante do que suspeitar de uma doença mental, como a depressão, é identificar os diagnósticos diferenciais e fatores relacionados, tais como disfunções hormonais, infecções, tumores e outras condições. Em seguida prescrever um tratamento adequado e personalizado.
Dentre os tratamentos prescritos pelo médico estão os medicamentos, a psicoterapia e até mesmo procedimentos.
O Psicólogo é formado em psicologia (curso de duração média de 05 anos) e possui as habilidades e conhecimentos técnicos para conduzir a psicoterapia. Pode também se especializar em saúde mental após conclusão de curso de pós graduação latu sensu e poder atuar de forma mais qualificada junto a depressão, esquizofrenia, transtorno de ansiedade generalizada entre outros.
Um tratamento deve buscar uma abordagem integral do indivíduo e muitas vezes exige a participação de vários profissionais de saúde. Observe-se porém que existem diversas modalidades terapêuticas com maior ou menor eficácia e reconhecimento social e é controversa a concepção de que sua legitimação ou integração às práticas hegemônicas da sociedade venha de estudos sobre sua eficiência e efetividade.