GRADE CURRICULAR DO CURSO:
• Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
• Ética na Educação
• Didática e Metodologia do Ensino Superior
• Libras
• Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional
• Historiografia Brasileira da Política Nacional de Educação Especial
• Os Diversos Tipos de Deficiências e o Papel do Professor
• Educação Especial, Inclusão Escolar e Adaptações
• Base Teórica da Educação Especial
• Autismo Infantil, Síndrome de Asperger e Rett
• Altas Habilidades/Superdotação
• Transtorno Degenerativo da Infância

OBJETIVO DO CURSO: A Pós EAD em TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD) – 620 HORAS tem como objetivo oferecer novos conhecimentos aos profissionais que lidam com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, focando mais especificamente os portadores de necessidades especiais. O curso objetiva ainda proporcionar uma formação ampla que passa pelos conceitos de ciências neurológicas, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresentar recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem dos públicos citados.

FUNÇÃO DO PROFISSIONAL EM TGD: Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

O atendimento educacional especializado – AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

De acordo com o DSM-IV, o conjunto de desordens intelectuais era denominado TGD. Dentro desse grupo havia o Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outros. Com a chegada do DSM-V, tudo isso passou a ser incluído no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. As criança e adolescentes com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como ‘porto seguro’ e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

Click no link da PORTARIA MEC PÓS: TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD) – 620 HORAS